domingo, 24 de fevereiro de 2013

Líderes perfeitos ?

    Durante a Segunda Guerra Mundial, Dwight Eisenhover foi o comandante supremo das forças aliadas na Europa. Em 1944,pouco antes da invasão da Normândia, uma série de nomes de oficiais foi submetida a Eisenhover com vistas à possível promoção ao posto de general. Um desses oficiais solicitou uma reunião com o comandante para falar sobre si mesmo. 
   Ele disse algo como: " Senhor , eu possuo todas as qualificações possíveis para ser comandante. Não tenho medo de nada.Tenho me distinguido em combate  há mais de 20 anos. Possuo energia incansável. Raramente preciso dormir ou correr. Eu sei dirigir um tanque, sei pilotar um avião, posso escalar montanhas, posso nadar em rios e caminhar através de desertos. O que mais o senhor desejar? "
  Eisenhower escutou-o atentamente  e então disse : " Sinto muito,mas você nunca poderá ser um general.Você deve ser um soldado fantástico, e esse é o problema. A maioria de nossos soldados não é fantástica, e precisamos de generais que consigam compreender esses homens e ter empatia com eles. Tenho que negar a promoção".

      Esta história demonstra uma questão importante. Ser um lider requer mais do que apenas seus pontos fortes, Requer, também a capacidade de se conectar com a fraqueza e deficiência dos outros . Em um mundo ultracompetitivo é fácil se esquecer disso. As pessoas trabalham duro tentando desenvolver suas competências, o que é bom. Mas, ao fazê-lo, muitas vezes perdem o contato com os desafios enfrentados por aqueles que estão a sua volta. 

Trecho extraído do livro " Como se tornar inesquecível" da Dale Carnegie Training

       Torna-se necessário para o líder, ver além do visível, de ter a humildade de ver além do seu próprio "eu".
         O líder deve ver pessoas de "valor" com habilidades ao invés de pessoas com habilidades valiosas. 


   

Nenhum comentário:

Postar um comentário