- Reconheça que o fracasso pode acontecer : Líderes podem reconhecer fracassos rapidamente quando acontecem, mas também precisam discutir com suas equipes a possibilidade de o fracasso ocorrer.
- Estimule o diálogo para promover confiança : Discutir problemas com honestidade é a melhor forma de aprender com eles e evitar que cresçam e se transformem em catástrofes enormes.
- Separe as pessoas do fracasso : Em vez de dizer: " Você fracassou" , diga "o projeto fracassou" . Na maioria dos casos, essa é a verdade. Any Edmondson, professora de Harvard e pesquisadora, abordou essa questão com executivos. " Quando eu lhes pedi para (...) estimar quanto do fracasso em suas organizações podia ser realmente atribuído a um empregado, suas respostas foram entre 2% e 5%. Mas quando eu perguntei quantos casos são tratados como responsabilidade de um empregado, eles responderam ( depois de uma pausa ou risada) entre 70% e 90%. A consequência indesejada é que muitos erros não são relatados e suas liçoes se perdem".
- Aprenda com seus erros : De outro modo serão perdidas oportunidades para aprendizado e coaching
- Crie um sistema para adoção de risco e fracasso . Ter uma postura metódica diante do risco e fracasso pode ajudar a amenizar parte da reação emocional a eles.
Trecho extraído do livro: " Como fazer amigos e influenciar pessoas na era digital" Dale Carnegie Training
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