segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Qual o preço da motivação ?



     Não há dúvidas de que as empresas se beneficiam da motivação dos seus funcionários. Estudos mostram que funcionários que apresentam grande motivação são também mais produtivos e inovadores,faltam menos,mudam menos de emprego e oferecem um serviço melhor aos seus clientes. Nunca se comprovou, porém, um método, certo para gerar motivação e evitar questões éticas decorrentes desse esforço.  
     As preocupações éticas em relação às recompensas por desempenho incluem as seguintes:

- os funcionários podem sentir que as recompensas tornam mais triviais e as suas contribuições significativas. Alguns comparam recompensas a subornos.;outros, a ameaças implícitas.

- é difícil determinar quem merece recompensa. " o que é positivo pode se tornar negativo se parecer injusto", afirma o consultor de motivação Alex Hein.

- os funcionários podem se acostumar a receber recompensas e esperá-las frequentemente, ficando insatisfeitos e exigentes todas as vezes que elas não vêm.

- as recompensas, dependendo do valor financeiro, podem não ter relação direta com o resultado da empresa e podem tirar recursos de outros programas de maior retorno.

   Tais preocupações, junto com a observação de que aumentos de produtividade decorrentes de recompensas podem ser passageiros- se é que existem -, explicam porque muitas empresas estão desiludidas. Ainda assim, a motivação continua sendo um problema fundamental: pesquisa recente descobriu que um quinto dos funcionários é tão negativo que contamina os outros, e que os empregadores estão melhor sem eles.
  
        Organizações com alto desempenho não perdem este fato de vista. Empresas como Microsoft, Sun Microsystems e General Eletric não tentam mais motivar todos os funcionários* . O ex presidente da General Eletric, Jack Wesh, ensina: " Uma empresa que aposta no seu futuro nas pessoas deve demitir pos 10% piores e continuar demitindo a cada ano". Talvez a filosofia de Wech constitua a mensagem mais motivadora: "do meu jeito ou no olho da rua ". 


* Você pode se deparar com pessoas que se neguem a fazer o que você pediu. O que elas querem dizer é que não conseguem fazer - e pode ser verdade. Elas não conseguem fazer as novas tarefas da mesma forma que os dinossauros não conseguiram se adaptar a um clima repentinamente diferente. Assim, você pode ter que dizer adeus a algumas pessoas que estejam em negação profunda. Você deve dizer adeus sem se sentir culpado, porque fez o que podia. Elas estão escolhendo sair em vez de escolher mudar.



Nenhum comentário:

Postar um comentário