1) Excesso de trabalho : O excesso de trabalho quando as tarefas a serem executadas são imprecisas ou mal supervisionadas é extremamente nocivo. é preciso que o líder monitore de perto a mecânica e os procedimentos de trabalho, bem como seu volume
2) Interrupções aleatórias: Telefonemas, visitas e exigências imprevistas da gerência contribuem para aumentar o estresse. Certifique-se de que esteja muito claro aquilo que você espera dos membros da sua equipe. Então, forneça-lhes um ambiente estável onde possam atender às suas expectativas.
3) Incerteza : Em tempos de crise econômica, a possibilidade de demissões e outros cortes são grande fontes de estresse. Deve-se procurar manter sua equipe informada sobre situações que possam afetar seus empregos e, se puder fazê-lo com credibilidade, tranquilize seus funcionários.
4) Retorno inadequado: Os membros da equipe precisam saber se estão atendendo às expectativas. O líder deve lhes informar, de modo personalizado e consistente, por escrito e verbalmente, o que está bom e o que precisa melhorar.
5) Falta de reconhecimento: A não demonstração de apreço gera estresse. Existem muitas formas de demonstrar sua admiração, sendo que a mais eficiente é o reconhecimento sincero das contribuições positivas dos funcionários. De preferência por escrito.
6) Falta de controle: O estresse é maior quando os membros da equipe sentem que não têm poder sobre as questões que os afetam.
Essas categorias geradoras de estresse merecem sua atenção. Não as deixe persistir- seja sua função de executivo e líder ou de empregado e membro da equipe.
Trecho extraído do livro " Como se tornar inesquecível" da Dale Carnegie Training
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